Home – Cozinha Curiosa – Receitas, dicas e experiências!

Conheça a Veuve Clicquot em Champagne na França

Fui visitar a famosa Veuve clicquot em Reims, uma cidadezinha que fica mais ou menos 150km de Paris, na França. Conheça a Veuve Clicquot em Champagne na França!

Ela fica 20 metros abaixo da cidade de Reims e possui incríveis 24km de caves subterâneas que abrigam o “ouro líquido” chamado Champagne Veuve Clicquot

Veuve clicquot na França

Para quem não conhece, a Madame Clicquot foi uma das mulheres de negócios mais poderosas e influentes da Europa.
Ela nasceu em 1777 e seu nome era Barbe-Nicole Ponsardin, ela era filha de um importante político e empresário do ramo têxtil da cidade de Reims. E pelos seus privilégios na época, teve acesso a uma boa educação, mesmo sendo uma mulher naquela época.
Em 1798, ela se casou com François Clicquot, que após esse casamento, pôde assumir uma pequena vinícola chamada Clicquot-Muiron et Fils.
Em outubro de 1805 (após 7 anos de casamento), François morreu aos 30 anos, e deixou a esposa com a vinícola, que era um negócio promissor na época.
Então aos 27 anos, a Madame Clicquot decidiu assumir  a administração da vinícola. Mesmo que na época a legislação não permitisse que mulheres trabalhassem. (nem votassem, estudassem, nada!)
E depois de muitos estudos, essa mulher revolucionária pôde criar novos métodos para a champagne. Métodos esses que são utilizados até hoje!
Com certeza uma das principais contribuições dela foi a criação do método remuage, uma rotação semanal que as garrafas deveriam passar. Após o processo, a bebida ficava límpida e cristalina.
Hoje, a famosa foto da Veuve Clicquot fica em todas as tampas das champagnes, e seu legado é passado de geração em geração.

Ficamos alguns dias em Paris e resolvemos aproveitar para conhecer essa região tão famosa da França, como o transporte público é maravilhoso por lá, foi fácil utilizar ele para chegarmos onde queríamos.

Como nós tínhamos dois dias programados para ficar nessa região, e conhecer as duas cidades mais importantes, ficamos em um hotel em Reims e não fizemos o bate volta,o que geralmente as pessoas fazem. E posso falar que foi a melhor coisa, as duas principais cidades da região (Reims e Epernay) são totalmente diferentes e vale a pena conhecer as duas!

Então, compramos com antecedência os tickets de trem saindo de Paris as 8:30 da manhã, eles custaram 44 euros por pessoa (abril/22) e a viagem demorou cerca de 45 minutos.

Outra opção é ir de carro, para isso é necessário alugar um carro e viajar os 150km, que demoram mais ou menos 1:30.

Como toda viagem em um novo lugar, a grande maioria do tempo nós andamos a pé! Mas como chegamos faltando pouco tempo para a nossa visitação, pegamos um Uber do nosso hotel que custou uns 10 euros até a Veuve Clicquot.

Na foto, a famosa Catedral de Reims, que conhecemos nessa andança pela cidade.

O resto do dia fomos andando a pé, entrando em igrejas e ruelas fofas da cidade com cerca de 184.076 habitantes (Diz o Google, em 2015)

Como todas as visitações que fizemos foram em grandes maisons, elas devem ser reservadas com antecedência no site deles.

Lá é possível encontrar 5 tipos de visitações e passeios. Mas eles estão em constante mudança! E detalhe: as visitações são realizadas em Francês ou Inglês!

São eles:

Nós escolhemos ÍCONE SOLAIRE DE VEUVE CLICQUOT, que inclui a visitação nas caves e a degustação de uma taça do Yellow Label Brut.

Após chegarmos, somos direcionados a uma sala de espera, e pontualmente o nosso guia nos chama para nos levar para a adega.

Descemos os 20 metros abaixo da cidade através de uma linda escada toda iluminada na famosa cor da marca, inclusive, tudo ali é pensado nessa cor maravilhosa.

Ao chegar, fomos surpreendidos por túneis que se estendem por 24km no subsolo da cidade.

Ali ficam armazenadas as garrafas com champagne, que demoram no mínimo 3 anos para ficarem prontos para venda (por isso, valorizem!)

A visitação por inteiro dura cerca de 1:30 e durante esse tempo o nosso guia conta um pouco mais da história da viúva e de sua enigmática bebida.

caminhada pelos túneis, incluindo algumas paradas dura uns 40 minutos, depois voltamos para o centro de visitação, onde fazemos a degustação de uma taça de champagne.
Em resumo, a visitação foi uma chuva de história e muita emoção. Visitar e ver as caves com tanta riqueza de história foi muito rico.

No final ainda pudemos visitar a boutique, onde tudo é feito com a famosa cor e logomarca. E posso falar, deu vontade de levar tuuuudo!

Sair da versão mobile