Home – Cozinha Curiosa – Receitas, dicas e experiências!

Visitando a cervejaria Leopoldina em Garibaldi-RS

cervejaria Leopoldina

Estive pela terceira vez na região do Vale dos Vinhedos, que fica no interior do Rio Grande do Sul. E nas outras vezes que estive lá, conheci apenas vinícolas, porém dessa vez resolvi fazer uma programa diferente nessa região. Então se você é um apreciador de cerveja e deseja ter uma experiência pelo mundo da produção artesanal, a Cervejaria Leopoldina é o destino ideal para você.

Nós escolhemos o Passeio Real Cervejaria Leopoldina, onde podemos conferir de perto todo o processo de produção das cervejas na fábrica. Além de conhecer técnicas de fabricação, insumos e o exclusivo tratamento de água por osmose. Inspirada na haute brewing, a coleção de Cervejas Leopoldina tem como base as principais escolas cervejeiras do mundo.

Eu fiz um vídeo lá no meu instagram mostrando um pouco mais de como essa visitação foi feita, dá só uma olhada:

Vídeo no Instagram Visitação Cervejaria Leopoldina

A cervejaria Leopoldina faz parte do grupo Famiglia Valduga, que é mundialmente conhecido por seus vinhos e espumantes premiados. A história por trás dessa cervejaria é uma homenagem à figura de Maria Leopoldina, arquiduquesa da Áustria e imperatriz-consorte de Dom Pedro I. Ela chegou ao Brasil em 1824 e abraçou a causa da independência, sendo amplamente admirada pelos brasileiros da época. Além disso, o nome também faz referência a uma das principais vias do Vale dos Vinhedos, local onde a Família Valduga se estabeleceu quando chegou da Itália no Brasil, onde permanece até os dias atuais.

Avião: Se você preferir viajar de avião, pode voar para o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, e, em seguida, alugar um carro para ir até Garibaldi.

Carro: A viagem de Porto Alegre a Garibaldi é facilmente feita de carro. São aproximadamente 120 km e o percurso leva em torno de 2 horas. A estrada é bem conservada e oferece belas paisagens durante toda a viagem.

Ônibus: Para quem prefere o transporte público, há diversas empresas de ônibus que fazem o trajeto entre as duas cidades diariamente. As opções de horários são variadas e oferecem flexibilidade aos viajantes.

Passeio Real

Passeio Real é possível conferir todo o processo de produção das cervejas dentro da fábrica. Durante essa visitação, um especialista explica como a cerveja é feita, além da história da cervejaria. Nós visitamos as instalações onde as cervejas são fabricadas e no final somos direcionados a uma degustação de diversos rótulos.

Na nossa degustação, provamos todas essas cervejas, e no final ganhamos uma taça personalizada:

Com duração de aproximadamente 1 hora e meia, o passeio acontece de segunda a domingo, das 9h30 às 17h e tem um custo de R$ 85,00 por pessoa.

Para reservas, clicar nesse link: Passeio Real Cervejaria Leopoldina

Caminhos do Malte

Para os amantes de cervejas, a experiência Caminhos do Malte apresenta com detalhes o processo de elaboração de uma Cerveja Leopoldina, do tanque à taça. Um passeio exclusivo com muito aprendizado!

O passeio dura em média de 3 a 4 horas, além de aprender o processo de elaboração, a visita conta com degustação diretamente nos tanques e aula de harmonização com as cervejas especiais e premiadas. Essa é a visitação mais completa deles!

Ao fim da experiência, é entregue uma taça personalizada da marca e a certificação de participação.

Essa visitação acontece aos sábados e domingos, às 10h e custa R$250,00 por pessoa.

Para reservas, clicar nesse link: Caminhos do Malte na Cervejaria Leopoldina

 

Além da cerveja de alta qualidade, a Cervejaria Leopoldina também possui uma loja com souvenires e produtos relacionados ao universo cervejeiro. E quem faz a visitação tem um desconto na loja, que além de vinhos, tem toda a linha da Familia Valduga.

Se você já teve a oportunidade de visitar a Cervejaria Leopoldina ou tem alguma outra recomendação cervejeira, compartilhe aqui nos comentários. Vamos brindar juntos à rica tradição cervejeira do Brasil!

Sair da versão mobile