O mundo do vinho tem alguns detalhes que possibilitam extrair do vinho o que ele tem de melhor, e as taças é um deles. E uma das perguntas que sempre surge aqui no blog: Porque bebemos vinho na taça?
As taças tem o desenho próprio para potencializar as características dos vinhos.
Podemos separar elas em: borda, bojo, haste e base.
- A base tem a função de servir de apoio ao conjunto.
- A haste da taça é onde devemos segurar, assim o vinho não esquenta.
- O bojo largo para facilitar o contato da bebida com o ar, e permite girarmos a taça para aeração, isso sem derramar (mas quem nunca, né?).
- Já a borda é mais afunilada para concentrar a dispersão dos aromas.
- O ideal é que a taça seja sempre incolor, translúcida e de superfície lisa para não obstruir a observação da cor.
Todas essas características de uma taça não são identificadas em copos normais, por isso é tão importante o uso de uma taça para melhor apreciação de um vinho.
Por fim, cristal é o melhor material para a confecção das taças, pois é mais leve, tem transparência e maior porosidade, o que contribui para o desprendimento das moléculas de aroma.
Como podemos identificar, não é nada tão difícil e funciona! Você pode fazer uma experiência em sua casa, e servir um pouco do mesmo vinho em taças de tamanhos e materiais diferentes. Assim você irá sentir se tem diferença para você.
Mas, vamos combinar..
Se não tiver uma taça correta, não deixe de ser feliz apreciando um vinho! A alegria é sempre bem vinda, não importa como! Agora que você entendeu o por quê bebemos vinho na taça…podemos brindar!rs