Home – Cozinha Curiosa – Receitas, dicas e experiências!

Viagem a Cafayate – Argentina

Cafayate, um lugar maravilhoso cheio de videiras, vinícolas e pertinho Andes argentinos. Nesse post eu conto como que foi minha Viagem a Cafayate – Argentina, onde ficar, vinícolas para visitar, e lugares para comer.

Se você gosta de viagens a regiões como essa, dá uma olhada nesses outros posts que eu já fiz aqui:

Dicas para sua Viagem Inesquecível:

• Melhor época para visitar:

A primavera (setembro a novembro) e o outono (março a maio) oferecem climas agradáveis ​​para explorar a região. Eu fui no final de março de 2024.

• Como chegar em Cafayate:

Minha viagem começou em Salta, a capital da província. Existe voo direto saindo de São Paulo, que tem duração de 3h30min e para mim foi super tranquilo.

Chegando na cidade de Salta, nós alugamos um carro no aeroporto para poder viajar até a cidade de Cafayate. E ai que vem a primeira dica, tivemos um problema grande com a Rental Cars. Nós reservamos o nosso carro por ela, e na hora deles nos entregarem o carro, nos entregaram um carro que não foi o que pagamos. A desculpa deles é que o carro era da “mesma categoria”, mas nós alugamos carro automático, e nos entregaram manual. E esse erro com certeza deixou nossa viagem um pouco mais difícil, pois a região tem muitas estradas de chão.

A dica é: alugue o carro diretamente como a empresa do aeroporto, e procure alugar um carro 4×4, você vai me agradecer depois!

A viagem até a cidade de Cafayate tem a duração de umas 3 horas e é um espetáculo, tudo parece um filme ou um quadro. Então pegue a entrada CEDO, pois ela não tem estrutura e nem iluminação a noite.

• Como se locomover na cidade:

Como não existe uber dentro da cidade, a melhor forma de ir para as vinícolas e restaurantes é de carro mesmo. As vinícolas ficam no máximo 15 minutos entre elas, e são a grande maioria estradas de chão.

• Onde comprar vinhos:

Fuja de comprar em vinícolas que você for conhecer, a não ser que tenham vinhos exclusivos que não cheguem em outros lugares. Uma ótima dica para comprar com um preço melhor é nas pequenas lojas que tem espalhadas pela cidade. Eles aceitam dólares ou pesos e nós abastecemos nossa mala com vinhos comprados nelas.

• Onde se hospedar:

Cafayate oferece diversas opções de acomodação, desde hotéis boutique charmosos, resorts em vinícolas, até pousadas aconchegantes.

Nós ficamos no IRAOLA HOTEL que foi maravilhoso, quartos espaçosos, café da manhã delicioso, cama e chuveiros espetaculares, além de uma piscina linda. Eles servem jantarem a partir de 8 pessoas la no hotel, uma carne no fogo com legumes que pareciam lindos, é só pedir para reservar.

Outras opções se você tiver condições, é ficar hospedado em um hotel em vinícola, vou deixar umas opções dos sonhos aqui:

Vinícolas imperdíveis para visitar em Cafayate:

Cafayate é famosa por seus Torrontés, uma uva emblemática que se adapta perfeitamente ao clima árido e à altitude elevada.

Para te ajudar a aproveitar ao máximo sua viagem, preparei uma lista com algumas das melhores vinícolas para visitar em Cafayate. Nessa lista eu começo falando daquelas vinícolas que eu conheci, e depois indico mais algumas.

• Bodega El Esteco:

Esta vinícola histórica, fundada em 1892, é uma das mais tradicionais da região. Oferece tours guiados que incluem degustação de vinhos e visita aos vinhedos e à adega.

Nós tínhamos uma visitação marcada nessa vinícola, porém pegamos uma tempestade na hora de ir para Cafayate. E ficamos trancados na estrada. Nos disseram que isso acontece só a cada 6 anos (que sorte a nossa né). Então se você estiver na cidade, não deixe de conhecer esse lugar. Lá eles tem um restaurante maravilhoso também que vale a visita (eu indico mais abaixo).

• Bodega Piattelli:

Uma vinícola imponente com uma arquitetura colonial. Oferece tours guiados, hotel, degustação de vinhos e um restaurante com pratos típicos da região.

Nós escolhemos almoçar no restaurante da vinícola, e estava uma delícia. Eles tem duas opções, comida a la carte e um almoço típico argentino que inclui: empanada, salada, legumes, carne, frango, linguiça e pudim de sobremesa. Além da comida a cada duas pessoas que fecharem esse almoço, ganha uma garrafa de vinho.

Se tiver tempo marque uma visitação a vinícola por almoço, o lugar é um espetáculo! E se tiver condições, fique hospedado por ali também, a viagem ficará completa.

• Bodega Viñas en Flor:

Uma vinícola familiar que produz vinhos com uvas cultivadas em altitudes elevadas. Oferece tours panorâmicos, degustação de vinhos e um restaurante com vista para os Andes.

Nós fizemos uma degustação maravilhosa, que foi realizada em uma sala toda de pedras, e incluía uma tábua com queijos e doces. Durante a degustação, a sommelier foi nos explicando como harmonizar, provamos 4 tipos de vinhos junto com a tábua e aprendemos melhor sobre harmonização. Vale o investimento, a degustação foi Mulheres Salteñas e na época custou cerca de R$95,00 por pessoa.

• Bodega Amalaya:

Fomos almoçar nessa vinícola mas eu NÃO indico, o atendimento foi simples e comida bem mediana (a mais cara que comemos na cidade inclusive). Nós almoçamos muito melhor na vinícola Piatteli e por um preço mais baixo.

Porém, essa vinícola fica no alto e tem uma vista linda da cidade, cogite fazer apenas uma visitação com degustação nela.

Outras vinícolas para visitar:

• Bodega Finca Las Nubes: Uma vinícola boutique localizada em um cenário montanhoso deslumbrante. Oferece tours personalizados, degustação de vinhos premiados e um restaurante gourmet. Nós conhecemos uma brasileira que mora lá em Cafayate e disse que o almoço e visitação nessa vinícola valem a pena, então fica a dica.
  • Bodega Nanni: Uma vinícola boutique que produz vinhos artesanais com métodos tradicionais. Oferece tours personalizados e degustação de vinhos premiados.
  • Bodega El Porvenir: Ela fica no meio da cidade, então seus vinhedos não ficam junto a visitação. O lugar tem um mini bar de vinhos que podemos provar algo, mas a visitação em si não é das melhores. Se tiver pouco tempo de viagem, escolha outras vinícolas.

Onde comer em Cafayate:

Como a cidade é pequena, os restaurantes ficam no centro, tirando aqueles que ficam nas vinícolas. Mas mesmo eles, ainda não são longes para conhecer, diferente de Mendoza, por exemplo.

Aqui eu vou deixar algumas indicações de lugares para almoçar e jantar.

• Pacha Cocina De Autor:

Estava na minha lista de lugares para conhecer, mas no final acabamos não indo. O lugar é pequeno, e pelos comentários vale uma visitação.

Um dos mais bonitos também, no meio da vinícola El Esteco, então você pode combinar um almoço com visitação.

Nós fomos jantar nesse lugar, a comida deles é bem autoral e diferente. Agora se isso é bom ou ruim, já é um gosto pessoal hehe

Eles tem vinhos próprios, que depois descobrimos que são feitos lá na vinícola Viñas en Flor, ou seja, não tem vinícola própria.

As pessoas que pediram o hambúrguer deles não gostaram, já eu pedi um nhoque difrente com truta defumada. Foi bom, mas não o melhor da viagem.

Restaurante que fica dentro da vinícola que tem o mesmo nome. Já falei sobre essa vinícola mais acima, mas vou enfatizar aqui para você não deixar de conhecer ela.

Nós fizemos um almoço que foi o melhor da viagem, com carnes na parilla, acompanhamentos e vinho. A vista do lugar é um espetáculo, e a comida estava uma delícia, não deixe de conhecer esse restaurante.

Quando fomos, o menu era servido para duas pessoas. Com entrada de empanadas, carnes, salada, legumes, frango, linguiça, e sobremesa. E a cada duas pessoas, o menu incluía uma garrafa de vinho deles, valeu muito a pena.

• Restaurante Altalaluna

Esse lugar fica dentro de um hotel, a alguns km do centro da cidade. Nós não conhecemos na nossa viagem porque não deu tempo, mas queríamos! Eles oferecem almoços e jantares em um ambiente tranquilo rodeado por árvores.