Um dos meus pratos preferidos depois de um belo risoto, é uma massa! Esse receita fica maravilhosa, o creme de gorgonzola fica na medida certa, e combina demais com o filé mignon. Essa receita de Pappardelle com molho de gorgonzola e filé mignon está maraaaaa!
Fazer essa receita na mesma panela também faz a diferença, pois o fundindo que cria quando grelha os bifes, fica perfeito quando faz o molho.
Eu fiz essa receita para o dia dos namorados, então a proporção está para 2 pessoas que comem BEM! Porque aqui em casa somos bom de garfo.
Mas você pode dobrar a quantidade de todos os ingredientes se for para mais pessoas.
Tem um vídeo lá no meu Instagram mostrando todo o passo a passo com legenda:
Ingredientes:
- 400 gramas de filé mignon (eu comprei a peça e fatiei bifes de 2 dedos cada)
- 1 colher de sopa de manteiga
- azeite de oliva
- Sal e pimenta do reino
- 200 gramas de massa (usei parpadelle mas você pode usar a massa que quiser)
- 2 dentes de alho picados
- 1 colher de sopa de farinha de trigo
- 350ml de leite
- 100 gramas de gorgonzola picado
- 30 gramas de parmesão ralado (opcional, eu acho que fica melhor com ele)
- 1 pote de 300 gramas de nata (pode usar 300ml de creme de leite fresco ou de caixinha)
Modo de preparo – Pappardelle com molho de gorgonzola e filé mignon:
1. O primeiro passo é colocar a água que a massa será cozida para esquentar. Ela deve ser em uma panela grande, e você pode fazer o seguinte cálculo de água para cozinhar:
1 litro de água para cada 100 g de massa. Já para o sal, o ideal é 1 colher de sopa para cada litro de água. Ou seja, para 200 gramas de massa serão necessários 2 litros de água e 2 colher de sopa de sal.
2. Agora tempere os bifes de filé mignon com sal, pimenta e azeite. Eu comprei uma peça de gramas, e cortei em casa os bifes com a espessura de 2 dedos cada um, o tempo que eu vou falar para grelhar eles é correspondente a essa espessura.
Caso você use medalhões por exemplo, o tempo de grelhar pode aumentar 1 min de cada lado.
3. Em uma panela grande (eu usei de ferro) ligue em fogo bem alto e deixa ela ficar bemmmm quente. É quente mesmo viu, saindo fumacinha, para grelhar os bifes rapidamente, e não juntar água.
Se você estiver fazendo o dobro da receita, pode grelhar eles em duas partes, deixando a panela aquecer bem novamente quando for grelhar a segunda parte.
4. Depois da panela bem quente, coloca mais um fio de azeite e os bifes e deixa grelhar por 2 minutos de cada lado.
5. Depois que grelhar os dois lados, adiciona a manteiga, deixa ela derreter e joga por cima dos bifes, depois reservar eles.
6. Na mesma panela com a manteiga que sobrou (se precisar coloca mais uma colher) adiciona o alho, a farinha de trigo e deixa refogar isso por 1 minuto.
7. Depois adiciona o leite, mistura e deixa ferver isso por 1 minutos.
8. Adiciona a nata e os queijos e deixa ferver um pouco até os queijos derreterem.
9. Agora enquanto o molho ferve e os queijos derretem, coloca a massa para cozinhar. Esse tempo entre finalizar o molho e cozinhar a massa vai depender do tempo de cozimento da sua massa. A massa que eu utilizei demorava só 2-3 minutos, então eu deixei para cozinhar ela quando o molho já estava praticamente pronto.
10. Mas se você estiver usando uma massa que demora 8 minutos, por exemplo, pode colocar ela para cozinhar assim que inserir o leite. Assim dá o tempo certinho do molho ficar pronto junto com a massa.
11. Agora, enquanto a massa cozinha, prova o molho e tempera com pimenta do reino moída e sal se precisar. Como o molho já tem bastante queijo e a massa tem sal, cuida no sal aqui. Eu usei bem pouco..
12. Com a massa cozida, escorre a água e coloca ela direto no molho, mistura tudo e finaliza com os filés por cima.
Uma resposta