Como eu sou uma amante de comidas demoradas, e que levam um trabalho para serem feitas. A massa fresca se encaixa nisso tudo né? Saiba como fazer essa receita de Massa fresca caseira.
Essa receita é de massa com ovos, deve descansar antes de ser aberta e combina com qualquer molho, inclusive carbonara e cacio e pepe.
Nessa receita eu fiz com molho Alfredo, que é o mais fácil dos molhos na minha opinião. Vou deixar a receita dele no final.
Essa receita de massa usa a sêmola de trigo, que é uma farinha de cor amarela, que provém do endosperma do trigo duro. Essa farinha tem um teor de proteína maior do que a branca, então ela deixa a receita da massa mais dura e elástica. Isso faz com que a massa não se quebre durante o cozimento e nem se desmanche.
Outra dica muito importante é pesar os ovos que serão utilizados nessa receita. Hoje em dia os ovos estão com tamanhos muito diferentes, então se ele estiver maior do que o necessário, sua massa pode ficar com mais humidade que necessário.
E ainda sobre ovos, use os caipiras! Essa receita merece os melhores ingredientes né?
Ingredientes para 600 gramas de massa – Massa fresca caseira:
- 280 gramas de farinha de trigo
- 120 gramas de sêmola de grano duro
- 200 gramas de ovos inteiros (cerca de 4 unidades, use caipira)
Modo de preparo – Massa fresca caseira:
- Em um bowl colocar as duas farinhas e misturar.
- Em um outro bowl pequeno quebrar os ovos e misturar com a ajuda de um garfo, só para quebrar as gemas.
- Pesar os ovos e utilizar 200 gramas.
- Agora na mistura das farinhas, fazer um buraco no meio e adicionar os ovos.
- Com a ajuda de um garfo ou colher, misturar os ovos incorporando com as farinhas.
- Depois que estiver misturado, transfira para uma bancada. Isso facilita a sovar a massa.
- Sove a massa com a parte baixa da palma das mãos por alguns minutos, salpicando um pouco de farinha de trigo se precisar e raspando toda a massa que ficar grudada.
- Quando ela ficar homogênea e lisa, isso deve demorar uns 5 minutos, enrole em plástico filme.
9.Deixe na geladeira por no mínimo 30 min. Pode deixar 24 horas se quiser!
Então essa é uma dica: você pode fazer a massa em um dia e abrir no outro, caso tenha um jantar por exemplo. Já falicita né?
-
Abrindo a massa com um rolo:
- Corte a massa em pedaços menores para facilitar. Eu cortei em 8 pedaços.
- Depois disso faça uma bolinha e amasse contra uma mesa enfarinhada, formando um disco.
- Com o rolo, partindo sempre do centro, abra a massa em todas as direções, virando de vez em quando. Ela deve ficar redonda e homogênea.
- Continue abrindo a massa até que fica na espessura que você quiser.
Dica: para evitar que ela resseque, não jogue MUITA farinha! Só o suficiente para ela não se grudar.
-
Abrindo a massa com uma máquina:
- Fixe a massa em uma mesa de trabalho que possa sujar, eu coloquei uma tábua embaixo porque era a única mesa que minha máquina ficava fixa.
- Salpique um pouco de farinha e passe pelos rolos da máquina. Comece sempre com uma espessura mais grossa e vá afinando ela, tenha paciência!
- Dobre a massa em duas ou três partes e passe novamente no cilindro.
- Repita essa operação até que a massa adquira um formato retangular e esteja homogênea.
- Nesse momento, comece a a diminuir a regulagem do cilindro, e continue passando a massa até que ela fique da espessura que você deseja.
- Essa massa pode ser utilizada no formato que você quiser, como: lasanha, fettucine, ravioli, espaguete, etc..
- Eu enrolei ela e cortei em tiras largas, para parecer um fettucine. E coloquei nesses varais para irem secando até eu fazer o molho.
Porém, esse varal não é necessário! Faça rolinhos com a massa pronta e coloque sobre uma tábua até que finalize de abrir tudo. Desse jeito:
Imagem: Delirec
8. Após finalizar o formato da sua massa, faça o molho que será acompanhamento. Pois essa massa tem o cozimento super rápido! E assim que você colocar ela para cozinhar o molho já DEVE estar pronto.
-
Cozinhando a massa – Massa fresca caseira:
- Aqueça uma panela grande com bastante água, assim que ela levantar fervura coloque bastante sal. Essa água deve estar salgada como o mar.
- Um cálculo que você pode fazer, caso não saiba a quantidade só olhando, é: 1 litro de água para cada 100 g de massa. Já para o sal, o ideal é 1 colher de sopa para cada litro de água. Então para essa receita seriam 6 litros de água e 6 colheres de sopa de sal, por exemplo.
- Após a água estar fervendo e salgada, e com o molho pronto.. hora de cozinhar o macarrão!
- E como essa massa é fresca, ela demora apenas de 2 a 3 min para cozinhar. A minha ficou 2 minutos porque eu ainda cozinhei ela mais 1 minuto no molho que eu fiz.
- Então depois desse tempo, coloque a massa direto no molho e misture bem.
Essa é outra dica para quem gosta de uma massa, NUNCA coloque massa no prato e depois jogue o molho por cima dela. Isso deixa a massa que está na parte de baixo seca. Então sempre faça a quantidade suficiente de molho para toda a sua massa.
Depois de tudo isso, chega a melhor hora: COMER! Um bom apetiteeee