O nhoque tem uma origem bastante interessante nos tempos antigos na Europa. Sua história está ligada à introdução da batata na culinária europeia. Nesse artigo você vai aprender a fazer um nhoque de batata doce, mas você pode trocar a batata doce por outra que também da certo.
A palavra “nhoque” tem suas raízes no termo italiano “gnocchi”, que deriva do termo nocca, que significa “nó” ou “inchaço”. Isso faz referência à textura amassada do prato.
A princípio, os nhoques eram feitos com trigo, e não com batatas. No entanto, por volta do século XVI, as batatas foram trazidas da América para a Europa, onde se tornaram um alimento fundamental. Com o tempo, os cozinheiros perceberam que as batatas podiam ser utilizadas para criar uma versão mais leve e macia do nhoque tradicional, que era feito com farinha de trigo.
A popularidade do nhoque de batata se espalhou por toda a Europa e ganhou destaque em países como Itália, França e Alemanha. Cada região desenvolveu suas próprias variações e receitas, resultando em uma ampla diversidade de sabores e texturas.
Atualmente, o nhoque de batata é apreciado em todo o mundo, sendo um prato presente em cardápios de restaurantes renomados e também nas cozinhas caseiras, onde muitos o preparam com carinho, mantendo viva a tradição dessa deliciosa especialidade.
Eu servi ele de acompanhamento da Costelinha suína com barbecue de laranja
Se você gosta de nhoque, dá uma olhada nessa versão que eu já fiz por aqui:
Ingredientes:
- 1kg de batata doce (a minha descascada e cozida ficou com 650 gramas no final)
- 2 gemas
- +/- 100 gramas de farinha de trigo
- sal e pimenta do reino
- 3 colheres de sopa de manteiga para dourar
Modo de preparo – Nhoque de batata doce:
14. Dica: vá fazendo como uma sequência, tira da água e já coloca na frigideira. O tempo deles dourarem é o tempo certo para colocar mais nhoques para cozinhar.
Uma resposta
Esse blog é maravilhoso!!!